10 setembro 2009

conceitos..direitos..ações?!

Pesquisando sobre pontos de cultura e sobre o Célio Turino (secretário de programas e projetos culturais do ministétio da cultura) na internet, acabei encontrando um site bem legal, o www.soylocoporti.org
A partir dele acessei blogs interessantes como o que me chamou a atenção pela discussão da democratização da comunicação - http://amarelo.soylocoporti.org.br
Discussão antiga, mas ainda válida. Um ambiente encarado tão subjetivamente como a comunicação, os produtos midiáticos, a expressão é condição também física e material tão necessária quanto o alimento, cuja ausência e repreensão pode gerar consequências graves. Também físicas, também subjetivas. Concessões federais deveriam ser dadas com maior diversidade, proporcionar diversos pontos de vista.

Fez-me lembrar de um projeto de implantação de um sistema de análise de produtos midiáticos com o selo de "qualidade da informação", quimera de um grupo de pesquisadores da Universidade de Barcelona, coordenado pelo professor Angel Bravo - que atualmente vive em Campo Grande - MS, devido a um programa de intercâmbio com a Universidade Federal do estado. Tentam encarar a comunicação como algo físico, para definir parâmetros objetivos de avaliação..A princípio me pareceu uma lâmina de censura, mas o fato de chamarem a atenção para as objetividades dentro da informação já me é interessante - ajuda a não cair em mares de relatividades. Definir limites é necessário.
Este projeto estaria relacionado ao sistema de democratização da informação pelo fato de proporcionar ao leitor parâmetros de escolha.

Abaixo vou deixar o vídeo sobre a semana nacional pela democratização da comunicação em Curitiba. Como um happening, instigam pessoas que passam pelo centro da cidade a falarem e refletirem sobre esses tais conceitos que remexem tanto nosso cotidiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário