04 novembro 2009

Pra lá e pra cá?


Dezembro nem chegou e eu já ganhei um baita presente de natal >> Valeu, Helton, por ter colocado meu filhinho na rede!!
"Pra lá e pra cá?" foi feito em parceria com a Isabela Souto, em 2007, como projeto de conclusão do curso de Jornalismo - UFMS. Um suor que valeu a pena. Foi quando tive a oportunidade de chegar bem pertinho do caos e sentir os calafrios criativos de uma criação narrativa em mosaico.
É o meu orgulho até hoje, porque uniu elementos que me movem: a significação a partir do corpo inseridas na cotidianidade em forma de produto que pode difundir esse jeito de se ver a realidade e promover discussões sobre representações que norteiam milhares de atitudes, maneiras de ser e sentir.
Esse filho já aprontou poucas e boas em ambientes educacionais (e também no processo de elaboração e reelaboração >> encontros, desencontros, histórias pra contar). Que venham mais discussões!
O "elenco" é composto por crianças e adolescentes na época estudantes da OSCIP de arte-transformação social Casa de Ensaio (www.casadeensaio.org.br) e por especialistas nos estudos de relações de gênero, propondo diálogos entre o discurso científico e cotidiano.
A orientação foi do paciente, experiente e articulador Edson Silva, com grande ajuda e incentivo da professora Márcia Gomes, que sempre me inspira com sua sede por pesquisas aprofundadas e valorização das narrativas ficcionais, que hibridizam realidade, pois que em constante ressignificação pelo público e autores >> sem contar a simpática Daniela Auad, que me acolheu em minhas idas a São Paulo e que me inspirou por sua obra "educar meninas e meninos: relações de gênero na escola", por tratar de um tema complexo em uma linguagem acessível, sem deixá-lo, por isso, mais simplista. [[[puxa, não dá pra não falar da Lenira Rengel, que provocou surtos criativos com suas elaborações de teorias do procedimento metafórico do corpo, que relaciona movimento com processos cognitivos; e a professora Ana Maria Gomes, antiga lutadora das causas feministas, que em suas aulas de movimentos sociais e relações de gênero deixava aquele gostinho de indignação, que movia para a ação a favor e em contra]]]
Comentem! Vamos criar um diálogo por aqui também sobre as milhares de questões que as relações de gênero nos incita a discutir.

sinopse:
Como seria se seu corpo fosse diferente de como ele é hoje?
"Pra lá e pra cá?" faz esta pergunta e caminha rumo às diferenças anatômicas dos sexos feminino e masculino e descobre que as diferenças vão além do corpo estritamente físico. A biologia dialoga com a cultura em um trânsito permanente. Feminino e masculino são realmente separados? É um pra lá e outro pra cá?
Assista ao vídeo e tire suas próprias conclusões.

A arte da capa é do Fred Hildebrand (ilustrador muito talentoso, criador do mangá Patre Primordium - www.patreprimordium.com - e que nasceu no mesmo dia e maternidade que eu!). A foto é do Tiago Jordão e a diagramação e design digital é da Vanessa Azevedo, ex-vizinha talentosa também e super calma (conseguia quebrar meu stress pré-banca examinadora), que agora mora em Buenos Aires.

Abaixo vai o vídeo, mas se quiserem vê-lo maior vejam pelo http://www.youtube.com/watch?v=OJxQ_M5VINY

3 comentários:

  1. Olhaaaa, tá no youtube! Parabéns, mais uma vez, por esse 'filho' que ensina muita gente e só traz orgulho e admiração!

    beijos Lúh

    ResponderExcluir
  2. Ahhh Gabi!! Valeu!
    Ainda bem que existiam vocês pra esquentar o debate com questionamentos pertinentes!!

    ResponderExcluir
  3. Ola Luiza.

    Eu me chamo Celi Eleodora, e estou fazendo um curso sobre ensino a distancia do e-Proinfo.

    Falei com você hoje pois um colega leu uma matéria sobre o seu documentário mas, não encontrou o vídeo.

    Eu também fui aluna da professora Ana Maria Gomes, da qual gostei muito da disciplina de Gênero, e pretendo ainda fazer um trabalho com ela.

    Quando entrei em contato contigo, você prontamente me informou este seu Site onde pude conferir o documentário, que gostei muito.

    Muito interessante e bem feito.

    Por isso, também gostaria de te mostrar os trabalhos que tenho realizado no meu estudo, incluindo a atividade onde mostro o seu site e o seu vídeo.

    Se desejar, você pode verificar isso neste link .: http://bit.ly/2RYkQD

    Parabéns pelo trabalho e mais uma vez, muito obrigado pela atenção ;)

    ResponderExcluir